CESGRANRIO - Escriturário (BB)/2015 01

Uma empresa do setor bancário procurou romper com diversos padrões de ação e práticas existentes, principalmente, em função do avanço da tecnologia e da necessidade de aprimorar seus produtos e suas formas de atendimento ao cliente. Após diversos esforços empreendidos
pela alta gerência, a partir de uma abordagem sistêmica, chegou-se à conclusão de que mudar rapidamente os padrões e práticas estabelecidos não é fácil, porém necessário à sobrevivência da organização.

Na conclusão apresentada no caso, o conceito de cultura organizacional é tratado como sendo um(a)

a) conhecimento explícito, manualizado e formalizado pelos grupos de interesse internos. 

b) procedimento informalmente definido, a ser treinado e praticado pela cúpula da organização. 

c) variável a ser gerenciada, de forma a garantir adaptação ao ambiente externo e manter a coerência interna. 

d) caracterização organizacional estática, fechada e imutável, que reflete o que as pessoas são e como agem. 

e) expressão cultural de seus membros, uma vez que a organização é uma cultura, logo, uma esfera cultural e simbólica que não pode ser gerenciada.

Resolução do professor Adriel Sá:

O caso narrado no enunciado pode ser assim resumido:

- rompimento de padrões e práticas;
- necessidade de aprimorar produtos e formas de atendimento;
- abordagem aberta (sistêmica), que considera tanto o ambiente interno quanto externo à organização;
- mudança difícil, mas necessária à sobrevivência organizacional.

Todas essas características vão ao encontro de uma cultura organizacional adaptativa, caracterizada pela sua maleabilidade e flexibilidade e voltada para a inovação e a mudança.

As organizações que adotam esse tipo de cultura fazem constantes revisões e atualizações em suas culturas. Caracterizam-se pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. 

Portanto, correta a alternativa C.

Vejamos outros tipos de culturas apresentados pela literatura:

Culturas conservadoras ou não adaptativas: caracterizam-se pela manutenção de ideias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.

Culturas fortes: seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influenciam comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.

Culturas fracas:  são culturas mais facilmente mudadas. Como exemplo, uma empresa pequena e jovem, iniciando suas atividades, com maiores facilidade para a administração e comunicação de novos valores. Isso explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura.

GABARITO: Letra C


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