CESGRANRIO - Escriturário (BB)/2015 02

Uma cultura corporativa pode ser compreendida quanto ao fato de serem ambientalmente adaptativas ou não adaptativas, apresentando para cada um dos tipos tanto comportamentos visíveis, quanto valores expressos.
Os gerentes de agência bancária cuja cultura é não adaptativa apresentam comportamentos nos quais

a) prestam muita atenção a toda sua clientela e iniciam mudanças operacionais básicas sempre que necessário para servir seus legítimos interesses, mesmo que isso acarrete correr alguns riscos. 

b) encorajam, por meio de premiações, a capacidade de transformação, a autonomia para a tomada de decisão e o livre agir para a geração de resultados. 

c) atuam isoladamente, política e burocraticamente, tendo como resultado a quase impossibilidade de mudar estratégias rapidamente, para se ajustarem ou para se aproveitarem das mudanças em seus ambientes de negócios. 

d) se preocupam consigo mesmos, seu grupo de trabalho e produtos, tendendo a valorizar o processo gerencial, o clima organizacional e a tomada de decisão. 

e) refletem profundamente sobre as necessidades de seus clientes, acionistas e empregados, valorizando as pessoas em situações de mudanças de processos.

Resolução do professor Adriel Sá:

Para identificar se a cultura está sendo adequada ou não, deve-se analisar o contexto em que a organização está inserida, ou seja, o ambiente em que ela opera.

Afirma Robbins (2005) que não se tem como definir qual cultura é certa ou errada, melhor ou pior. É necessário fazer uma análise de todo o contexto que cerca a organização e definir qual a melhor maneira de conduzir os negócios rumo ao alcance dos objetivos propostos, verificando se a cultura está influenciando de forma positiva ou negativa no processo de gestão.

Assim, dos diversos tipos de cultura organizacional, apresentam-se a cultura adaptativa e a cultura não adaptativa.

Culturas adaptativas: caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações em suas culturas adaptativas. Caracterizam-se pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultua e incentiva a mudança e a inovação constantes.

Culturas conservadoras ou não adaptativas: caracterizam-se pela manutenção de ideias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor. Organizações religiosas, como o judaísmo ortodoxo, são exemplos desse tipo de cultura.

O destaque serve para nos guiar ao gabarito da questão: alternativa C. Comportamentos que atuam isoladamente, política e burocraticamente, tendo como resultado a quase impossibilidade de mudar estratégias rapidamente, para se ajustarem ou para se aproveitarem das mudanças em seus ambientes de negócios refletem a cultura CONSERVADORA ou NÃO ADAPTATIVA.

GABARITO: Letra C


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