CESGRANRIO - Escriturário (BB)/2015 10

Em relação às mensagens empregadas na promoção e venda de produtos e serviços, incluindo os bancários, não devem ser feitas ofertas de ação negativa.

São ofertas de ação negativa aquelas que

a) esclarecem o que não é fornecido na prestação do serviço. 

b) exigem uma manifestação de não aceitação pelo cliente. 

c) impactam os clientes que não fazem parte do público-alvo da empresa. 

d) são dirigidas especificamente ao público da terceira idade. 

e) utilizam mensagens subliminares para convencimento do público.

Resolução do professor Tiago Zanolla:

Um dos principais objetivos do Marketing é agregar valor à marca (e não o contrário, como no caso exemplificado). O valor agregado, vai ser a estimativa do consumidor quanto a capacidade do produto de satisfazer suas necessidades. Essa estimativa por parte do cliente, leva em conta alguns aspectos fundamentais para qualquer negócio, que são: o custo (preço), a propriedade, o uso, a promoção e o ponto de venda.

Em contrapartida, o Marketing negativo é caracterizado basicamente quando imagem de um produto, empresa ou mesmo uma pessoa é denegrida, prejudicada, ou difamada. Fatos que podem ser feitos por ela mesma ou por terceiros. 

Por isso, muito é discutido à respeito do assunto, se este tipo de Marketing poderia prejudicar ou não o negócio ou produto de uma empresa. Uma coisa é certa, atualmente nenhuma empresa deseja, conscientemente pelo menos, dar um tiro no pé nas redes sociais, visto que, na maioria dos casos o retorno não se demonstra satisfatório.

Gabarito: Letra B

Enviar um comentário

0 Comentários