Uma instituição financeira pretende implantar um treinamento para aumentar as vendas sugestivas junto aos clientes cadastrados no seu banco de dados.
Um exemplo de ação de venda sugestiva é o(a)
a) orientação às operadoras de telemarketing para não ofertarem novos produtos para clientes que tiverem declarado expressamente esse desejo.
b) utilização de dados sobre a movimentação da conta-corrente para envio de propostas oportunas para empréstimos.
c) monitoramento dos hábitos de consumo dos clientes para dar-lhes informações sobre as vantagens de empresas parceiras.
d) oferecimento de informações sobre a cobrança de impostos que impactam os investimentos da família.
e) revisão dos financiamentos dos clientes preferenciais quando os juros baixam, informando-lhes os novos valores a serem pagos.
Resolução do professor Tiago Zanolla:
A participação do vendedor nas decisões de compra do cliente é muito importante e pode ser um dos diferenciais de sua abordagem. Sugestões, dicas e opiniões devem ser usadas de forma sutil e direcionadas ao exato perfil do cliente [letra B], contribuindo para sua satisfação e para a realização de uma venda.
Pra isso é necessário obter informações dos clientes. O vendedor faz isso através da utilização de dados sobre a movimentação da conta-corrente para envio de propostas oportunas para empréstimos.
Infelizmente, nem todo operador está preparado para sugerir, ou mesmo ser um consultor de negócios para o cliente. A grande maioria está interessada em vender e obter sua comissão e lucro para empresa. Está errado! Precisamos mudar esse pensamento e dar um melhor direcionamento ao processo de vendas, principalmente ao telefone (televendas). Alguns pré-requisitos que os operadores de call center devem ter conhecimento para a realização de vendas sugestivas.
• Conhecer as características de cada cliente;
• Manter um bom relacionamento com o consumidor;
• Estar atualizado às tendências do mercado;
• Ter pleno conhecimento do produto e serviço que comercializa;
• Respeitar a privacidade dos clientes;
• Motivar o diálogo e a interatividade com os clientes
• Ter foco no bem-estar e na satisfação, nunca no lucro;
• Ser um ouvinte ativo e falar quando necessário;
• Estar atento às mudanças e diferenciais competitivos.
Vamos analisar as demais assertivas:
a) orientação às operadoras de telemarketing para não ofertarem novos produtos para clientes que tiverem declarado expressamente esse desejo.
INCORRETO. A essência do marketing sugestivo é justamente sugerir [ofertar] produtos aos clientes.
c) monitoramento dos hábitos de consumo dos clientes para dar-lhes informações sobre as vantagens de empresas parceiras.
INCORRETO.O marketing sugestivo oferece produtos e informações dos produtos e serviços da própria instituição.
d) oferecimento de informações sobre a cobrança de impostos que impactam os investimentos da família.
INCORRETO. A essência do marketing sugestivo é oferecer produtos e serviços "na medida" para o cliente.
e) revisão dos financiamentos dos clientes preferenciais quando os juros baixam, informando-lhes os novos valores a serem pagos.
INCORRETO. A essência do marketing sugestivo é oferecer NOVOS produtos e serviços para o cliente.
Gabarito: Letra B
Enviar um comentário
0 Comentários