CESGRANRIO - Escriturário (BB)/2015 19

Quando o atendente de um banco utilizar-se de comparações com a concorrência para ressaltar as vantagens dos serviços prestados em sua agência, ele deve ter por princípio a utilização de

a) dados de cunho psicológico ou emocional. 

b) fatores que dificultem o entendimento das características dos produtos concorrentes. 

c) comparações entre serviços de natureza e épocas diferentes. 

d) informações objetivas e que sejam passíveis de comprovação. 

e) pesquisas de opinião sem a fonte e sem a data dos dados recolhidos.

Resolução do professor Tiago Zanolla:

A comparação com a concorrência deve utilizar-se de informações objetivas e que sejam passíveis de comprovação, pois, assim é possível contornar as objeções do cliente com fatos e dados críveis, bem estruturados, com força argumentativa. 

Basta pensa no ditado "contra número não há argumentos".

Analisemos as demais assertivas:

a)  dados de cunho psicológico ou emocional. ==> São subjetivos e variam de cliente para cliente.

b)   fatores que dificultem o entendimento das características dos produtos concorrentes. ==>> O objetivo da comparação é fornecer subsídios para que a venda se concretize.  Confundir o cliente irá deixá-lo indeciso.

c)  comparações entre serviços de natureza e épocas diferentes. ==>> Dados que não auxiliam na argumentação de vendas.

e)  pesquisas de opinião sem a fonte e sem a data dos dados recolhidos.==>> Dados que não auxiliam na argumentação de vendas e geram desconfiança no cliente.

Gabarito: Letra D


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