CESGRANRIO - Escriturário (BB)/2015 21

A análise mercadológica auxilia a gestão dos bancos na definição de suas estratégias e também no direcionamento das ações executadas no dia a dia nas agências. Nesse contexto, são analisadas as forças e fraquezas da empresa, assim como as ameaças e oportunidades de mercado.
Quais fatores dessa avaliação, ligados ao ambiente interno do Banco do Brasil, podem ser utilizados no atendimento ao cliente, destacando-se como um ponto forte da instituição?

a) Número de agências e comportamento dos correntistas 

b) Tempo de mercado e atuação dos concorrentes 

c) Ampliação dos serviços financeiros e retração do consumo no país 

d) Ascensão das classes econômicas e características da população 

e) Posicionamento de solidez e tradição da marca

Resolução do professor Tiago Zanolla:

Em seu desenvolvimento a Análise SWOT divide­-se em dois ambientes: o interno e o externo. O primeiro ambiente se refere basicamente a própria organização e conta com as forças e fraquezas que a mesma possui. Já o segundo ambiente refere­-se às questões externas, ou seja, questões de força maior, que estão fora do controle da empresa.
As forças e fraquezas são avaliadas a partir do momento atual da organização. Elas serão seus pontos fracos, recursos, experiências, conhecimentos e habilidades. As oportunidades e ameaças serão as previsões de futuro que estão ligadas direto ou indiretamente aos fatores externos.



Segue abaixo uma análise detalhada de cada uma das características da Análise SWOT.

Forças: Está relacionado as vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Podemos dizer que são as aptidões mais fortes de sua empresa. Para ajudar a defini­las, é possível fazer uso de algumas perguntas: ­ Quais as suas melhores atividades? ­ Quais seus melhores recursos? ­ Qual sua maior vantagem competitiva? ­ Qual o nível de engajamento dos clientes? O principal aspecto é a vantagem competitiva que tais  forças podem trazer para o negócio. Quanto mais vantagem em relação à concorrência ela trouxer, mais relevante ela será para a Análise SWOT.

Fraquezas: As fraquezas são as aptidões que interferem ou prejudicam de algum modo o andamento do negócio. É muito importante haver sinceridade nesta etapa da análise. Podese encontrar as fraquezas de acordo com as seguintes perguntas: A mão­de­obra é capacitada? ­ Existem lacunas de treinamento? ­ Por quê a concorrência foi escolhida? ­ Por quê meu engajamento não funciona? As fraquezas encontradas precisam ser examinadas e observadas de forma isolada, para que assim, seja possível nulificar os problemas que ocasionam. Se não for possível corrigir as fraquezas a curto prazo, o ideal é que sejam estudados métodos para minimizar seus efeitos ou tentar contorná­los de modo que se tornem forças relevantes para o negócio.

Ameaças: Ao contrário das oportunidades, as ameaças são forças externas que influenciam negativamente a empresa. Devem ser tratadas com muita cautela, pois podem prejudicar não somente o planejamento estratégico da companhia, como também, diretamente em seus resultados.

Oportunidades: São forças externas que influenciam positivamente a empresa. Não existe controle sobre essas forças, pois elas podem ocorrer de diversas formas, como por exemplo ­ mudanças na política econômica do governo, alterações em algum tributo, investimentos externos, ampliação do crédito ao consumidor, etc. Porém, podem ser feitas pesquisas ou planejamentos que preveem o acontecimento desses fatos.

A Análise SWOT deve ser desenvolvida e interpretada de forma com que consiga unir os principais componentes que atuam como elementos da análise externa e interna. O seu "diagnóstico", por assim dizer, deve ser confiável na informação que oferece, integrando as necessidades apresentadas no gestão estratégica com o intuito de fundamentar o planejamento de médio e longo prazo da organização. Essa ferramenta da administração, auxilia a empresa em diversos aspectos, principalmente, na tomada de decisão. O SWOT consegue maximizar as oportunidades do ambiente através dos pontos fortes da empresa e ainda minimizar as ameaças e pontos fracos que a mesma possui. 

Nesse contexto, vamos analisar as assertivas:

a)  Número de agências e comportamento dos correntistas ==> Oportunidade


b)  Tempo de mercado e atuação dos concorrentes ==> Ameaça


c)  Ampliação dos serviços financeiros e retração do consumo no país ==> Ameaça


d)  Ascensão das classes econômicas e características da população ==> Oportunidade


e)  Posicionamento de solidez e tradição da marca ==> Força

Gabarito: Letra E


Enviar um comentário

0 Comentários