A regência do verbo destacado está de acordo com as exigências da norma-padrão da língua portuguesa em:
a) Para ganhar espaço no mercado imobiliário, os bancos costumam a ampliar prazos e limites e baratear o financiamento da casa própria.
b) O planejamento econômico é fundamental para o sucesso de um empreendimento familiar, o que envolve ao ato de pesquisar as melhores oportunidades disponíveis.
c) Antes de se comprometer com a aquisição de um imóvel acima de sua renda, recomenda-se ao comprador que pesquise melhores condições de mercado.
d) A inadimplência ocorre quando o cidadão não acata às cláusulas que determinam os prazos dos empréstimos bancários.
e) Grande parte das pessoas que se candidatam a empréstimos bancários aspiram a construção da casa própria.
Resolução da professora Andrea:
LETRA "A"-ERRADA. Para ganhar espaço no mercado imobiliário, os bancos costumam a ampliar prazos e limites e baratear o financiamento da casa própria.
CORREÇÃO: Para ganhar espaço no mercado imobiliário, os bancos costumam ampliar prazos e limites e baratear o financiamento da casa própria.
A forma verbal "costumam" (têm por hábito) é transitiva direta: "quem costuma" costuma fazer algo (ampliar prazos e limites e baratear o financiamento da casa própria/objeto direto).
O verbo costumar se liga ao objeto direto "ampliar prazos e limites e baratear o financiamento da casa própria" sem o intermédio de uma preposição, e não através da preposição "a".
LETRA "B"-ERRADA. O planejamento econômico é fundamental para o sucesso de um empreendimento familiar, o que envolve ao ato de pesquisar as melhores oportunidades disponíveis.
CORREÇÃO: O planejamento econômico é fundamental para o sucesso de um empreendimento familiar, o que envolve o ato de pesquisar as melhores oportunidades disponíveis.
A forma verbal "envolve" é transitiva direta: "quem envolve" envolve algo (o ato de pesquisar as melhores oportunidades disponíveis/objeto direto).
O verbo envolver se liga ao objeto direto "o ato de pesquisar as melhores oportunidades disponíveis" sem o intermédio de uma preposição, e não através da preposição "a".
LETRA "C"-CORRETA. Antes de se comprometer com a aquisição de um imóvel acima de sua renda, recomenda-se ao comprador que pesquise melhores condições de mercado.
A forma verbal "recomenda" é transitiva direta e indireta: "quem recomenda" recomenda alguma coisa (que pesquise melhores condições de mercado/objeto direto) "a" alguém (o comprador/objeto indireto).
O verbo recomendar se liga ao objeto direto oracional "que pesquise melhores condições de mercado" sem o intermédio de uma preposição e ao objeto indireto "o comprador" através da preposição "a".
LETRA "D"-ERRADA. A inadimplência ocorre quando o cidadão não acata às cláusulas que determinam os prazos dos empréstimos bancários.
CORREÇÃO: A inadimplência ocorre quando o cidadão não acata as cláusulas que determinam os prazos dos empréstimos bancários.
A forma verbal "acata" é transitiva direta: "quem acata" acata algo (as cláusulas que determinam os prazos dos empréstimos bancários/objeto direto).
O verbo acatar se liga ao objeto direto "as cláusulas que determinam os prazos dos empréstimos bancários" sem o intermédio de uma preposição, e não através da preposição "a".
A crase é o resultado da contração da preposição "a", exigida por um termo transitivo indireto, com o artigo definido a/as que determina um substantivo feminino.
O a "craseado" antes de "cláusulas" significa que foi incorretamente empregada a preposição "a" antes dessa palavra.
LETRA "E"-ERRADA. Grande parte das pessoas que se candidatam a empréstimos bancários aspiram a construção da casa própria.
CORREÇÃO: Grande parte das pessoas que se candidatam a empréstimos bancários aspiram à construção da casa própria.
A forma verbal "aspiram" (almejam, objetivam) é transitiva indireta: "quem aspira" aspira "a" alguma coisa (a construção da casa própria/objeto indireto).
O verbo aspirar se liga ao objeto indireto "a construção da casa própria" por intermédio da preposição "a". Isso indica que antes de "construção" deve haver crase.
A crase é o resultado da contração da preposição "a", exigida por um termo transitivo indireto, com o artigo definido a/as que determina um substantivo feminino.
No trecho em questão, o a "craseado" antes de "construção" resulta da contração da preposição "a", exigida por "aspiram", com o artigo definido "a" que determina o substantivo "construção".
Enviar um comentário
0 Comentários