A matriz de SWOT é um instrumento que auxilia os bancos a analisar o mercado e determinar as metas da empresa. Ao elaborar essa matriz, um banco conclui corretamente que o(a)
a) aumento do poder aquisitivo das classes C e D, no Brasil, representa uma força para o banco.
b) cenário econômico negativo do mercado é uma ameaça para o próximo exercício de vendas.
c) forte preparo da equipe em relação às técnicas de vendas é uma oportunidade de mercado.
d) protecionismo externo para produtos brasileiros se configura como uma fraqueza para o país.
e) saída do mercado de um banco concorrente é uma força para que a equipe melhore seus resultados.
Resolução do professor Tiago Zanolla:
O uso da análise SWOT em estratégia organizacional iniciou-se com professores da Universidade de Harvard, a partir da década de 1960, não havendo um registro único amplamente aceito sobre quem seria o principal autor desta ferramenta.
Esta analise nada mais é do que uma consideração sistemática das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças com as quais as organizações têm que lidar em seus ambientes internos e externos, sendo uma ferramenta típica do planejamento estratégico.
- Strengths => (forças)
- Weaknesses => (fraquezas)
- Opportunities => (oportunidades)
- Threats => (ameaças)
Pessoal! Fiquem atentos! Já vi esta matriz ser chamada de SLOT (“L”para limitações) e FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) então associem estes nomes à matriz SWOT.
Quanto aos seus elementos, quais deles pertencem ao ambiente interno e ao ambiente externo da organização?! É isto que podemos ver na tabela a seguir:
AMBIENTE INTERNO
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AMBIENTE EXTERNO
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Forças
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Oportunidades
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Fraquezas
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Ameaças
|
Grosso modo, podemos dizer que as forças e oportunidades são pontos positivos, enquanto as fraquezas e ameaças são pontos negativos. Esta simples classificação ajudará a responder muitas questões de concursos!
Uma apresentação gráfica desta matriz que é muito utilizada é a seguinte:
Os elementos “forças” e “fraquezas” são internos à organização e potencialmente podem ser controlados por elas. As forças são os recursos, habilidades, posição de mercado, patentes, capital humano, além de outras competências distintivas - que distinguem a organização de suas concorrentes. As fraquezas, por sua vez, podem levar as organizações a um fraco desempenho, sendo exemplos importantes métodos de produção obsoletos, carência de recursos tecnológicos, política de incentivos inadequada, entre outros fatores.
O ambiente externo, por sua vez, é composto por oportunidades e ameaças. Os fatores do ambiente externo não podem ser controlados pelas organizações, que devem atuar sobre suas forças e fraquezas para que possam explorar as oportunidades do ambiente e se proteger das ameaças. Ainda não vi uma questão sobre o que vou falar, mas me preocupo, pois um examinador mais atento poderia fazer uma questão assim e “quebrar” muitos candidatos:
Isto posto, vamos analisar as assertivas:
a) aumento do poder aquisitivo das classes C e D, no Brasil, representa uma força para o banco.
EXTERNO: um aumento do poder aquisitivo das classes C e D
INTERNO: no Brasil, representa uma força para o banco.
b) cenário econômico negativo do mercado é uma ameaça para o próximo exercício de vendas.
EXTERNO: cenário econômico negativo do mercado.
EXTERNO: é uma ameaça (EXTERNO) para o próximo exercício de vendas.
c) forte preparo da equipe em relação às técnicas de vendas é uma oportunidade de mercado.
INTERNO: forte preparo da equipe.
EXTERNO: em relação às técnicas de vendas é uma oportunidade de mercado.
d) protecionismo externo para produtos brasileiros se configura como uma fraqueza para o país.
EXTERNO: protecionismo externo para produtos brasileiros
INTERNO: se configura como uma fraqueza para o país.
e) saída do mercado de um banco concorrente é uma força para que a equipe melhore seus resultados.
EXTERNO: saída do mercado de um banco concorrente
INTERNO: é uma força para que a equipe melhore seus resultados.
Gabarito: Letra B
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