CESPE - Auditor Federal de Controle Externo/Controle Externo/Auditoria de Tecnologia da Informação/2015


Acerca da gestão e do planejamento estratégico, julgue o item subsequente.
 
Uma organização não contrariará a natureza do seu campo de atuação, caso atue estrategicamente em uma área de negócio fora da abrangência de sua missão.

Resolução:

Dois termos da questão são importantes componentes da intenção estratégica: negócio missão.
 
A intenção estratégica serve para conciliar fim e meios organizacionais para o alcance de um desempenho superior, bem como outros resultados organizacionais. 
 
O NEGÓCIO representa o ramo de atividades no qual a instituição atua (área de competência), indicando o foco dos benefícios que ela gerará para sua clientela. Não se confunde o "negócio" com os produtos ou serviços; o "negócio" é o que se espera alcançar com os produtos e serviços. Em outras palavras, responde à seguinte questão: “o que fazemos?”.
 
A MISSÃO é o que a organização realizará no seu negócio, ou a definição do próprio negócio; enfim, é a razão de ser da organização. Além disso, a missão esclarece o compromisso e dever desta com a sociedade e, ainda, estabelece o que a organização realiza dentro de sua área de atuação. A declaração de missão deve responder à seguinte questão: “por que ou para que existimos?”.
 
Agora, a questão afirma que uma organização não contraria a natureza do seu campo de aplicação caso atue estrategicamente em uma área de negócio fora da abrangência de sua missão. Vamos ver isso na prática?
 
Vejamos dois exemplos de negócio:

  • Editora Abril - informação e cultura;
     
  • Petrobras - energia.

Para as mesmas organizações acima, dois exemplos de missão:

  • Editora Abril - "Suprir serviços gráficos que respeitem os interesses de nossos clientes, de outros públicos envolvidos e da sociedade";
     
  • Petrobras - "Atuar na indústria de petróleo e gás de forma ética, segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atuamos".

Agora, imagine a troca de negócio (campo de atuação) entre as duas organizações:
 
Editora Abril
 
Negócio: informação e cultura.
 
Missão: Atuar na indústria de petróleo e gás de forma ética, segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atuamos (Missão da Petrobras).
 
E aí, que coisa ESTRANHA, não? A organização deve atuar na área de negócio definida para que sua missão seja real e tenha sentido.
 
Assim, o item está totalmente incorreto.

Gabarito: Errado

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