CESPE - Auditor Federal de Controle Externo/Controle Externo/Auditoria Governamental/2015



Julgue o item a seguir, que tratam de ferramentas utilizadas pela administração pública.
 
O ciclo PDCA compõe-se das seguintes etapas: planejamento, execução, controle ou verificação e ação corretiva.

Resolução:

O método gerencial descrito pelas letras PDCA, que significa, em seu idioma de origem, PLAN, DO, CHECK, ACT (PLANEJAR, EXECUTAR, VERIFICAR e ATUAR), pode possuir outras nomenclaturas, já cobradas em provas:
  • Método de Melhorias Contínuas PDCA;
  • Ciclo de Shewhart; ou
  • Ciclo de Deming.


A ideia de sequência de atividades está contida na estrutura do método de melhorias PDCA. Em suma, o método de melhorias PDCA reúne os conceitos básicos da administração, sendo apresentando em uma estrutura simples e clara – através de um ciclo – de ser compreendida e gerenciada por qualquer organização, podendo o mesmo ser utilizado para a busca da melhoria para atingir os resultados (fins) necessários à sua sobrevivência.

O Ciclo PDCA é projetado para ser usado como um modelo dinâmico. A conclusão de uma volta do ciclo irá fluir no começo do próximo ciclo, e assim sucessivamente. Seguindo no espírito de melhoria de qualidade contínua, o processo sempre pode ser reanalisado e um novo processo de mudança poderá ser iniciado. 



PLAN (PLANEJAR)
O primeiro módulo do ciclo PDCA é o expresso pela letra P (PLANEJAR). Esse módulo é considerado como o mais importante, por ser o início do ciclo, desencadeando todo o processo referente ao ciclo PDCA.
Ou seja, a eficácia futura do ciclo estará baseada em um planejamento bem elaborado e minucioso, o qual proverá dados e informações a todas as etapas restantes do método. Na fase do PLAN do ciclo do PDCA deve ocorrer o envolvimento de todas as pessoas participantes do ciclo, com o objetivo de procurar meios para melhorar seus negócios, discutindo-se questões como: qual o objetivo específico (meta) a ser alcançado; quais serão os prazos e recursos despendidos para a efetivação do plano de ação a ser elaborado; quais são os dados a serem coletados durante o processo; enfim, perguntas que envolvem todo um planejamento detalhado do processo a ser executado.

DO (EXECUTAR)
A etapa posterior à etapa PLAN é definida como DO, tendo como melhor tradução para o idioma português o termo EXECUTAR.
Nessa, todas as metas e objetivos traçados na etapa anterior, e devidamente formalizados em um plano de ação, deverão ser postos em prática, de acordo com a filosofia de trabalho de cada organização.
Essa etapa somente será viável se houver a existência de um plano de ação bem estruturado. Por outro lado, um plano de ação não atingirá seu objetivo caso não seja colocado em prática.
A etapa DO permite que o plano de ação seja praticado de forma gradual, organizada, em uma escala gradual, permitindo maior eficácia das medidas a serem tomadas. Enquanto o planejamento e a programação estão voltados para a eficácia (intrínseca às ações estipuladas), a etapa de execução está voltada para a eficiência do processo produtivo.

CHECK (VERIFICAR)
O terceiro módulo, etapa ou fase do ciclo PDCA, é definido como a fase de verificação das ações executadas na etapa anterior (DO).
Essa fase irá se basear nos resultados das ações procedentes da fase de PLANEJAMENTO, e devido a esse fato, todas as ações deverão ser monitoradas e formalizadas adequadamente na fase EXECUTAR, para que a verificação dos resultados na fase em questão possa ser realizada da maneira mais eficaz possível.

ACT (ATUAR)
A fase atuar é o processo de padronização das ações executadas, cuja eficácia foi verificada na etapa anterior, objetivando a melhoria contínua.
Depois de elaborados os padrões, eles devem ser amplamente divulgados na organização por meio de comunicados, circulares, reuniões, etc.

GABARITO: CERTO.

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