Características da Volatilidade do Preço dos Títulos de Renda Fixa




Vamos tratar aqui de 2 características dos títulos: cupom e maturidade.

Vejamos a tabela abaixo, com a variação do preço dos títulos de acordo com suas características.



Para um numero suficientemente grande de observações teríamos as seguintes curvas de preço dos títulos:



Poderíamos ajustar para que todos os títulos tenham o mesmo valor presente inicial (pelo valor comprado no portfólio), para ver a diferença das curvas.





Agora vamos mostrar, em formato de planilha, qual a variação no preço dos títulos, considerando como ponto de partida o YTM de 7%



O gráfico abaixo dá uma sensibilidade da variação na rentabilidade a partir da variação de juros:


Pelo comportamento das curvas de juros e de retorno, é possível verificar algumas características dos títulos:

1 - Apesar de todos os títulos apresentarem variações opostas entre taxa de juros e valores de mercado (juros sobe, títulos cai), é claro que essas variações não são iguais.

2 - No caso de pequenas mudanças no retorno exigido, a variação percentual do preço para um determinado título é aproximadamente a mesma, para cima ou para baixo (ou seja, tanto faz se o retorno exigido aumenta ou diminui). 

3 - No caso de grandes mudanças no retorno exigido, a variação do preço é bem diferente, considerando a direção da variação (se o retorno cair ou subir).

4 - Para uma determinada variação (grande) no retorno exigido, a variação positiva do preço é maior do que a variação negativa do preço.

Vamos ver?


Como se vê, a variação positiva do título é maior do que a variação negativa, considerando a mesma variação de juros.

Vejamos também que a variação nos preços, para 0,01% nas taxas (para cima ou para baixo), é relativamente pequena (mudando o sinal, é claro). Para valores bem pequenos, não seria equivocado assumir que o comportamento da variação das taxas seria linear. 


Esse quadro demonstra melhor a característica de número 4, que afirma que para uma mesma variação (positiva ou negativa), o preço sobe MAIS do que cai, em termos percentuais.

Características dos títulos que afetam o risco de taxa de juros.

Maturidade

Tudo o mais mantido constante, quando mais longo é o título (maturidade maior), maior é sua sensibilidade à variação de taxas de juros. Os exemplos anteriores deixam isso claro, tanto para títulos com cupons, quanto para títulos sem cupons.

A taxa do cupom

Quanto maior a taxa do cupom, menor é a sensibilidade às variações de taxas de juros. Isso fica claro se compararmos os títulos com cupom zero (seria o equivalente a terum cupom de 0%) e os com cupom de 5% em nosso exemplo. As variações dos títulos com cupom são menores do que os que não os têm.

Enviar um comentário

0 Comentários