CESPE - Auditor Federal de Controle Externo/Controle Externo/Auditoria Governamental/2015


A respeito da análise de liquidez e de solvência de empresas, julgue o item.
 
Quando uma empresa apresenta, por vários exercícios seguidos, crescimento da necessidade de investimento em giro superior ao do capital circulante líquido, ela convive com o denominado efeito tesoura, que é identificado por um crescente saldo de disponível negativo. Esse efeito pode ocorrer por várias razões, como overtrade, desvio de recursos do giro para imobilizações e inflação.

Resolução:

O Efeito Tesoura é caracterizado pela incapacidade da empresa de aumentar as fontes de longo prazo disponíveis do capital de giro (CDG) para cobrir a Necessidade de Investimento em Giro (NCG).
 
O desequilíbrio entre as fontes disponíveis de longo prazo e as aplicações que precisam ser financiadas faz com que o saldo em tesouraria (Ativo Financeiro Circulante - Passivo Financeiro Circulante) seja crescentemente negativo, pois há aumento da dependência dos recursos de curto prazo para financiar as atividades da empresa. A curto prazo o saldo em tesouraria é uma alternativa para financiar a NCG, mas a dependência daqueles recursos para essa finalidade é um risco financeiro para a empresa.
 
O Efeito Tesoura pode ter várias causas como a inflação, o overtrade e os desvios de recursos do giro.
 
A Inflação pode levar uma empresa ao overtrade, porém isso depende da estrutura de cada empresa em relação a seu ciclo financeiro.
 
Overtrade significa fazer negócios além da capacidade dos recursos financeiros prejudicando o financiamento das necessidades de capital de giro.

Enviar um comentário

0 Comentários