STN - 2013 Analista de Finanças e Controle - Questão 35 (específica)

35 - Suponha uma economia representada pelas seguintes equações:


a) caso a taxa de desemprego vigente seja igual à natural e a taxa de inflação em vigor seja de 2%, uma taxa de crescimento monetário de 6% manterá constante a taxa de desemprego. 

b) a taxa de desemprego natural é igual a 2%. 

c) para manter a inflação nula é necessário expandir a demanda em 10%. 

d) se a taxa de desemprego vigente for maior que a taxa natural, a taxa de inflação vigente será maior que aquela que seria observada caso a taxa de desemprego vigente fosse igual à taxa natural. 

e) admitindo a hipótese das expectativas racionais, a taxa de inflação será igual a 5%.

Resolução:

Vamos apresentar cada relação e depois efetuar as contas

Lei de Okum - relaciona o crescimento do produto e a variação no desemprego.

O desemprego no ano t é identificado por μ1, assim como o desemprego no período t-1 é representado por μt-1. a taxa de crescimento do produto entre os anos t-1 e t é representada por gyt.

Demanda Agregada - apresenta uma relação entre o crescimento do produto, crescimento do estoque de moeda e inflação.

Gyt representa a taxa de crescimento do produto entre os períodos t-1 e t
Gmt representa a taxa de crescimento da moeda nominal
nt representa a taxa de inflação, ou seja, a taxa de crescimento de preços entre os períodos t-1 e t

Curva de Phillips - relaciona a taxa de desemprego com a evolução da taxa de inflação entre os períodos t-1 e t. Através desta relação é possível determinar como será a variação da inflação caso o desemprego se distancie do nível natural de desemprego, que neste caso é de 2% (0,02). Perceba que esta relação o sinal negativo faz com que esta relação seja inversa, isto é, a elevação do desemprego em relação ao nível da taxa natural reduz a variação da inflação.

Deste modo, é possível perceber que, ao se cruzar estas 3 identidades, podemos relacionar taxas de desemprego, crescimento do produto, crescimento da moeda nominal e, por fim, variação da inflação. Como vocês acham que o BC determina a taxa de juros e sua influência sobre o nível de inflação, emprego e renda? Bingo!!

Agora vamos as alternativas:

a) Caso a taxa de desemprego seja igual a taxa natural (2%) e a taxa de inflação de 2%, um crescimento monetário de 6% resultará em desemprego inferior a taxa natural, ao menos no curto prazo.

b) A taxa natural de desemprego está demonstrada na curva de Phillips e é igual a 2% ou 0,02, como explicado acima. Item correto.

c) Caso a demanda agregada se eleve em 10%, o nível nominal de moeda teria que se reduzir também em 10% para a inflação se manter nula, algo impensável.

d) Se a taxa de desemprego for menor que a taxa natural, a inflação será maior. É so observar a curva de Phillips.

e) Admitindo a hipótese das expectativas racionais, a taxa de inflação se comportaria de modo variável, dependendo da discricionariedade da política econômica (antecipada ou não antecipada). 

Gabarito: Letra B

Enviar um comentário

0 Comentários