O método de avaliação de empresas conhecido como “Avaliação por Múltiplos” é bastante utilizado por adotar menos premissas e devido à simplicidade de sua apresentação. Um múltiplo bastante analisado é aquele que divide o valor de mercado da ação de uma empresa pelo seu valor patrimonial contábil. Esse múltiplo tende a ser:
a) menor do que 1 (um) em empresas que possuem muitos ativos não contabilizáveis;
b) menor do que 1 (um) em empresas que apresentam boa perspectiva futura no mercado;
c) igual a 1 (um) em praticamente todas as empresas analisadas pelos analistas;
d) maior do que 1 (um) em empresas que possuem valores de marca e de capital intelectual expressivos;
e) maior do que 1 (um) em empresas que apresentam uma relação “dívida líquida/EBITDA” muito maior que a de seus concorrentes.
Resolução:
a) Em empresas que não possuem muitos ativos contabilizáveis, exemplo uma marca forte, que seria classificado como intangível, o seu valor contábil tende a ser menor que empresas opostas, o que acarreta em um possível múltiplo acima que 1. Item incorreto.
b) Caso a empresa tenha boa perspectiva futura no mercado, estará sendo bem avaliada, ou seja o valor da ação sobre estimado com o mesmo valor contábil, o que acarreta em um possível múltiplo acima que 1. Item incorreto.
c) Dificilmente terá o valor igual a 1 para todas as empresas. O mercado é feito de expectativas, haverá empresas com boas estimativas e outras ruins. Cuidado como afirmações do tipo 'todas', 'sempre' ou nunca. Item incorreto.
d) Similar ao item A. exemplo uma marca forte, que seria classificado como intangível, o seu valor contábil tende a ser menor que empresas opostas, o que acarreta em um possível múltiplo acima que 1. Item correto.
e) São dois itens contábeis, não tem relação com este múltiplo. O que podemos assumir se caso possua este múltiplo acima que seus concorrentes, a empresa está mais endividada que a média do setor ou seja, será mal avaliada pelo mercado, com preço de ação abaixo que suas correntes. Item incorreto.
Gabarito: Letra D
Enviar um comentário
0 Comentários