No que tange à definição e classificação dos títulos de renda fixa, não se pode afirmar que:
a) os títulos de renda fixa são aqueles cujos rendimentos e prazos de resgate são estabelecidos por ocasião da emissão do papel ou título, podendo os rendimentos ser prefixados, pós-fixados ou flutuantes.
b) os títulos de renda fixa estão divididos em títulos públicos de renda fixa e os títulos privados de renda fixa, que são os emitidos por instituições financeiras e não financeiras.
c) a remuneração dos títulos que apresentam rendimento pós-fixado somente é conhecida na data do resgate do papel.
d) a modalidade flutuante assemelha-se com a pós-fixada e diferencia-se, basicamente, pela fixação de taxas contratadas.
e) as principais funções do mercado secundário de títulos de renda fixa, no qual ocorre a transferência de titularidade dos papéis e ocasiona aumento ou diminuição de recursos pelos emissores, são dar liquidez ao mercado primário de títulos públicos e privados e permitir que a autoridade monetária realize política monetária.
Resolução:
Alguns adotam como classificação também, além de pré e pós-fixada, a renda fixa flutuante, que nada mais é do que uma pós-fixada especial, na qual a rentabilidade está atrelada a um percentual de um índice. Por exemplo: um CDB que promete render 95% do CDI. Desta forma, repare que a letra d) está correta.
Já na letra e) o erro está em dizer que "o mercado secundário ocasiona aumento ou diminuição de recursos pelos emissores".
Os emissores são aqueles que vendem os títulos no mercado primário. Para eles, o que ocorre no mercaso secundário não atinge diretamente o seu bolso.
Fazendo-se uma comparação com o mercado de automóveis, os emissores, do mercado primário, são as concessionárias que vendem automóveis zero Km. Para elas, quando ocorre a revenda desse automóvel (usado), não há entrada de recursos, visto que não é mais de sua propriedade.
Gabarito: Letra E
Enviar um comentário
0 Comentários