FCC - Analista do Banco Central do Brasil/Área 4/2006

O cálculo do Current Yield (CY) de um bônus demonstra

a) o yield to maturity do título. 

b) a taxa interna de retorno do título. 

c) a rentabilidade do cupom em relação ao valor de face do título. 

d) o risco de variação do título para cada um ponto base. 

e) a convexidade e a duration do título.

Resolução:

Conforme definição utilizada pelo Banco Central, current yield, ou rendimento corrente, corresponde ao "rendimento que os cupons anuais de um título representam sobre seu valor de mercado, dado pela fórmula: (valor de face x taxa de cupom anual) / Preço de mercado limpo do título". O rendimento corrente não considera todo o período de vigência do título, mas apenas o período até o recebimento dos cupons. 

Lembremos que o produto "valor de face X taxa de cupom anual" é igual ao valor do cupom anual do título. Desta forma, tal indicador pode ser traduzido como 
rendimento corrente de um título de renda fixa, ou seja, o rendimento não levando em consideração o prazo do título em questão. É calculado dividindo a taxa de juros do coupon pelo preço do título. Por exemplo, se um título está sendo vendido a um preço de R$100,00 com um coupon de 10% ele oferece um current yield de 10%. Caso esse título estivesse cotado a R$80,00 o seu current yield seria de 12,50%.

Assim, a afirmativa que melhor adequa-se ao solicitado é a Letra C, ou seja, o Current Yield é utilizado para determinarmos a relação entre a rentabilidade do cupom do título (rendimento corrente) em comparação ao valor de face do título.

Gabarito: Letra C

Enviar um comentário

0 Comentários