Bancos Comerciais Cooperativos



É caracterizado como banco comercial na forma de sociedade anônima de capital fechado, com participação exclusiva de sociedades cooperativas de crédito singulares e centrais cooperativas. Desta forma, são instituições financeiras bancárias. 

É vedado a estas instituições participar do capital social de outras instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Bacen. Esta vedação é aplicada para manter viva a ideia de cooperativa, ou seja, o atendimento de seus associados. 

Em resumo, tratam-se de cooperativas de crédito organizadas na forma de banco comercial, pois a natureza das operações praticadas pelas cooperativas de crédito são mantidas e a elas adicionadas as operações bancárias tradicionais, como a emissão de talão de cheques, de cartões de crédito e administração de carteira de crédito. 

Uma grande vantagem dos bancos cooperativos é a possibilidade de captação de recursos no exterior, atividade vedada às cooperativas de crédito. 

Adicionalmente, visto se organizarem como banco comercial, cabe aos bancos cooperativos o respeitos às normas regulamentares e prudenciais estabelecidas pelo Bacen, como o respeito ao Acordo de Basileia.

Enviar um comentário

0 Comentários