PETROBRAS - 2012 - Prova de economia Questão 53

53 - O governo Collor procurou romper com a indexação da economia. Uma das principais medidas adotadas durante o mandato Collor foi o(a)

(A) combate gradualista à inflação via maior controle do fluxo de caixa do governo e dos meios de pagamento e congelamento dos preços.

(B) eliminação dos incentivos às exportações com o intuito de reduzir os gastos públicos.

(C) início de um programa de estatização com o intuito de se realizar um processo de estímulo à economia, através da elevação dos gastos públicos como forma de gerar mais empregos.

(D) introdução do mecanismo denominado “zeragem automática”, que garantia o equilíbrio da oferta monetária à taxa de juros estipulada, com o Bacen recomprando todos os títulos públicos das instituições financeiras.

(E) mudança do regime cambial para um sistema de taxas fixas, definidas pelo Banco Central, com o intuito de reduzir os riscos cambiais que a indústria sofria na época.

Resolução:

O plano Collor I foi lançado no dia 15 de março de 1990. Suas principais medidas foram:

1) Congelamento de preços. Pouco eficiente pois a população não acreditava mais nessa medida.

2) Reintrodução do cruzeiro como padrão monetário.

3) Sequestro de liquidez.

4) Aumento e criação de tributos, redução do prazo de arrecadação, corte de benefícios  e incentivos fiscais não garantidos pela constituição, cortes de despesas. 

5) Redução do número de ministérios.

6) Regime de câmbio flutuante.

Em 1º de fevereiro foi lançado o plano Collor II com o objetivo de combater a inflação. A forma de alcançar o controle da inflação era através da racionalização dos gastos e da aceleração do processo de industrialização. A ideia era de que se a industria se modernizasse, aumentaria a oferta de produtos. O plano também propunha dar fim a todo tipo de indexação presenta na economia. 

Gabarito: Letra B

Enviar um comentário

0 Comentários