ANATEL - 2014 - ESPECIALIDADE: ECONOMIA - Questão 94

Com relação à econometria com dados em painel, julgue os próximos itens.

94 - Como regra geral, se o objetivo do pesquisador for encontrar a característica não observada da unidade de corte transversal (cross-section), o modelo em painel deve ser estimado por efeitos aleatórios. 

Resolução:

Se tratando de dados em painel, temos quatro opções de técnica de estimação. São elas: 

1 - Modelo MQO para dados empilhados (pooled data). Simplesmente empilhamos todas as observações e estimamos uma regressão ''grande'', desprezando a natureza de corte transversal e de séries temporais de nossos dados. 

2 - O modelo de mínimos quadrados com variáveis dummies para efeitos fixos (MQVD). Combinamos todas as observações, mas deixamos que cada unidade de corte transversal tenha sua própria variável dummy (intercepto). 

3 - O modelo de efeitos fixos dentro de um grupo (fixed effects within-grup model). Combinamos todas as observações, mas para cada variável analisada expressamos cada variável como um desvio de seu valor médio e, então, estimamos uma regressão de MQO contra esses valores corrigidos para a média. 

4 - O modelo de efeitos aleatórios (MEA). Ao contrário do modelo MQVD, em que permitimos que cada empresa aérea tenha seu próprio valor de intercepto pressupomos que os valores de intercepto sejam extraídos aleatoriamente de uma população bem maior de empresas aéreas.

O uso de dados em painel por MQVD é um método perfeitamente válido para obtenção de características não observadas entre as categorias no corte transversal que não se alteram no tempo. O uso de efeitos aleatórios se faz necessário quando desejamos ausência de correlação entre a característica não observada e os regressores,

Gabarito: Errado

Enviar um comentário

0 Comentários