BACEN - 2010 - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - ÁREA 2 - QUESTÃO 17
Há também os índices que se referem a uma única mercadorias (como o preço relativo) e índices que não utilizam como fator de ponderação os valores monetários das quantidades de mercadorias vendidas em determinado período. É o caso do índice simples de preços agregados. Tais índices, contudo, são menos utilizados.
Finalmente, é possível medir tanto a variação de preços (índices de preços) quanto a variação de quantidade (índice de quantidades).
II - De fato, a escolha da forma de se fazer a ponderação é feita pelo criado do índice. No índice de preços de Laspeyres, por exemplo, adotaram-se como fatores de ponderação os valores monetários das quantidades comercializadas no período base. No índice de Paasche, os fatores de ponderação levam em conta as quantidades comercializadas no período de interesse (ou seja, no período para o qual é calculado o índice).
III - Os número índices servem para comparar valores em épocas diferentes. Certo? Muito bem, isso é uma coisa. Agora temos que saber se eles servem para transportar valores ao longo do tempo.
A banca considerou que ''comparar'' valores não é o mesmo que transportá-los ao longo do tempo.
Bom, talvez a banca tenha pensado que, para efetivamente transportar um valor ao longo do tempo, temos que considerar outros fatores, como, por exemplo, a taxa de juros real, que, incidente sobre uma taxa de inflação, produz a taxa aparente, esta sim utilizada para transportar valores. O fato é que a Cesgranrio considerou errado esse item.
Gabarito: Letra B
Enviar um comentário
0 Comentários