STN - 2013 Analista de Finanças e Controle - Questão 57 (específica)

57 - Sobre os bens públicos, bens rivais e bens excludentes, pode-se afirmar: 

a) bens rivais são bens em que o consumo de uma unidade por uma pessoa elimina a possibilidade de que alguém desfrute do bem, desta forma, ser um bem não rival é uma condição sufi ciente para que um bem seja considerado um bem público puro. 

b) bens não excludentes são bens que é impossível ou muito difícil negar o acesso, desta forma se um bem é rival, ele também é excludente. 

c) um bem público puro é um bem oferecido pelo setor público. 

d) um mesmo bem não pode ser simultaneamente rival e excludente. 

e) um bem público puro é um bem em que o consumo por uma pessoa não elimina a possibilidade que alguém desfrute do bem e que é impossível ou muito caro impedir alguém de consumir. Desta forma um bem público puro é um bem que é não rival e não excludente.

Resolução:

Vamos aos conceitos:

Bens Públicos: bens cujo mecanismo de mercado não pode ser aplicado, devido a não incidência dos princípios da rivalidade e da exclusão, ou seja, não é possível que a demanda deste bem por certo agente reduza a demanda dos demais agentes ou até mesmo impossibilite esta.

Bens Rivais: a rivalidade no consumo se dá quando a demanda pelo bem por um agente rivaliza com a demanda do outro agente, ou seja, quando considera-se a existência de 1 unidade do bem para 2 consumidores.

Bens excludentes: o consumo do bem pelo agente impede a demanda do mesmo bem pelo outro agente.

a) Para ser considerado bem público puro, é necessário que ao bem se aplique os princípios da não-rivalidade e de não-exclusão.

b) Em tese, os dois princípios são independentes, de modo que é possível a um bem atender a apenas 1 princípio.

c) Não necessariamente, pois bens públicos puros podem ser ofertados pelo setor privado e subsidiados pelo setor público.

d) Bens rivais e excludentes são os bens oferecidos pelo sistema de mercado.

e) Esta é a definição de bem público puro, como apresentado acima.

Gabarito: Letra E

Enviar um comentário

0 Comentários