FGV - Analista de Desenvolvimento Econômico (CODEMIG)/Analista Estratégico de Participações/2015

A BM&FBovespa criou um novo segmento, o BOVESPA MAIS - sigla de Mercado de Ações para Ingressos de SA – com o objetivo de atrair novas empresas que tenham por estratégia um acesso gradual ao mercado. Apesar de rigorosos critérios para o acesso ao segmento BOVESPA MAIS, ele é flexível quanto às estratégias de acesso ao mercado de ações. Estão facultadas a uma empresa que tenha entrado no segmento BOVESPA MAIS as seguintes estratégias que se diferenciam dos demais segmentos de listagem da BM&FBovespa: 

a) realização de oferta inicial somente de ações preferenciais e de forma pulverizada; venda inicial de no mínimo 50% do capital da empresa; 

b) venda inicial concentrada em poucos investidores, com a perspectiva de posterior colocação pulverizada; venda inicial somente de ações preferenciais; 

c) venda inicial de no mínimo 25% do capital da empresa; venda inicial concentrada em poucos investidores, com a perspectiva de posterior colocação pulverizada; 

d) venda inicial concentrada em poucos investidores, com a perspectiva de posterior colocação pulverizada; venda inicial de no mínimo 50% do capital; 

e) oferta inicial de ação em volumes menores do que 25% do capital; venda inicial concentrada em poucos investidores, com a perspectiva de posterior colocação pulverizada.

Resolução:

a) Nenhuma das modalidades tem apenas ações preferenciais. Item incorreto. 

b) Tudo estaria correta, mas o mesmo erro do item A. Item incorreto. 

c) A abertura inicial não necessita ser total, a questão dos 25% que acredito ser o ponto central da questão. Na verdade precisa ter free float do capital da empresa, mas ao longo dos 7 anos, não necessariamente no instante zero. Item confuso, mas incorreto. 

d) Não tem a exigência de 50%. Item incorreto. 

e) Similar ao ponto C, mas pode ser menor do que 25%, que poderá ser alcançado em até 7 anos. Item correto. 

Obs: Considero a questão bastante confusa quanto as afirmações, a melhor forma de respondê-la é por eliminação das piores opções. Considero a opção C incorreta por um detalhe sutil.

Segundo o site da bolsa:

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do mercado de ações brasileiro, a BM&FBOVESPA criou o Bovespa Mais. Idealizado para empresas que desejam acessar o mercado de forma gradual, esse segmento tem como objetivo fomentar o crescimento de pequenas e médias empresas via mercado de capitais. A estratégia de acesso gradual permite que a sua empresa se prepare de forma adequada, implementando elevados padrões de governança corporativa e transparência com o mercado, e ao mesmo tempo a coloca na “vitrine” do mercado, aumentando sua visibilidade para os investidores. 

O Bovespa Mais possibilita a realização de captações menores se comparadas ao Novo Mercado, mas suficientes para financiar o seu projeto de crescimento. As empresas listadas no Bovespa Mais tendem a atrair investidores que visualizem um potencial de desenvolvimento mais acentuado no negócio. As ofertas de ações podem ser destinadas a poucos investidores e eles geralmente possuem perspectivas de retorno de médio e longo prazo. 

Esse segmento permite efetuar a listagem sem oferta, ou seja, você pode listar a sua empresa na Bolsa e tem até 7 anos para realizar o IPO. Essa possibilidade é ideal para as empresas que desejam acessar o mercado aos poucos. Você pode trabalhar na profissionalização do seu negócio visando somente a listagem e depois terá mais tempo para realizar a oferta pública de ações. Ao desvincular um momento do outro, o acesso ao mercado tende a ser mais tranquilo e o nível de preparação da sua empresa mais alto. 

Empresas listadas no Bovespa Mais são isentas da taxa de análise para listagem de emissores (cobrada pela BM&FBOVESPA para listagem de companhias) e recebem desconto regressivo na anuidade, sendo 100% no primeiro ano.

“Percentual Mínimo de Ações em Circulaçãosignifica o percentual de ações que representa 25% (vinte e cinco por cento) do capital total da Companhia, a ser por esta alcançado no período máximo de 7 (sete) anos, contados a partir do início de vigência do Contrato de Participação no BOVESPA MAIS.

Gabarito: Letra E

Enviar um comentário

0 Comentários