CESPE - Analista de Comércio Exterior/2008

A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um fundamento sólido à análise macroeconômica. A esse respeito, julgue o item que se segue. 

Na demanda compensada de fatores, o fato de o efeito substituição cruzado ser simétrico decorre diretamente da aplicação do lema de Hotelling à função de lucros.

Resolução:

A demanda compensada ou Hickisiana, diferentemente da demanda Marshalliana, é obtida através da minimização do dispêndio do consumidor dado o seu nível de utilidade e os níveis de preços. Ainda para esse tipo de demanda, não existe efeito preço, logo há apenas o efeito substituição, o que implicará, sempre, em uma demanda negativamente inclinada. 

Veja que a questão fala de demanda compensada de fatores, não de demanda compensada do consumidor! Nesse caso, o raciocínio é exatamente o mesmo! A diferença é que nós vamos minimizar os custos dado o nível de produção (a isoquanta) e os níveis de preços dos insumos. 

Finalmente, o erro da questão está em afirmar que a demanda compensada decorre de uma aplicação do lema de Hotelling! Na verdade, a demanda compensada surge da aplicação do Lema de Shepard, que irá minimizar os custos da empresa (ou despesa para o consumidor) dado um determinado nível de produção (ou de utilidade) e dados os níveis de preços dos produtos (ou bens). 

Logo, a questão, é falsa!

Gabarito: Errado

Enviar um comentário

0 Comentários