Analise as proposições a seguir:
I - A formação das cadeias produtivas está associada ao processo de divisão de trabalho e à maior interdependência entre os agentes econômicos e são criadas através de processos de desintegração vertical e especialização.
II - Segundo Porter, a ameaça de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos e a rivalidade entre os concorrentes atuais são as únicas forças competitivas básicas determinantes do grau de concorrência em uma indústria.
III - Segundo Porter, a estratégia competitiva de uma empresa deve ter como objetivo uma posição defensável contra as forças competitivas e pode ser resumida em 3 estratégias genéricas: liderança no custo total, diferenciação e enfoque.
Assinale a alternativa correta:
a) apenas as proposições I e II estão corretas;
b) apenas as proposições I e III estão corretas;
c) apenas as proposições II e III estão corretas;
d) todas as proposições estão corretas;
e) todas as proposições estão incorretas.
Resolução:
Vejamos os itens:
I - As cadeias produtivas consistem em divisão da produção, a partir da (i) descentralização vertical, isto é, da separação entre as etapas de produção, que são realizadas por diferentes agentes em diferentes situações/regiões e (ii) da especialização, fato que permite a separação das etapas da cadeira produtiva em termos da especialidade. Portanto, item correto.
II - Segundo Michael Porter as forças competitivas básicas determinantes do grau de concorrência em uma indústria são: (i) ameaça de novos entrantes; (ii) intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes; (iii) ameaça de bens substitutos; (iv) poder de negociação dos fornecedores; e (v) poder de negociação dos compradores. Item incorreto
III - Porter entende que o comportamento racional da firma tem como pressuposto básico a maximização de lucros e da eficiência na utilização de recursos produtivos. Para tanto, a firma deve atender às 3 estratégias genéricas citadas pelo item: liderança no custo total, diferenciação e enfoque. Item correto
GABARITO: LETRA B
Enviar um comentário
0 Comentários