CESGRANRIO - Profissional Básico (BNDES)/Engenharia/2013

A curva de Phillips aceleracionista, proposta pelos economistas Milton Friedman e Edmund Phelps, propõe que, a longo prazo, a taxa esperada de inflação e a taxa real de inflação são iguais, e a curva de Phillips se torna uma reta vertical.
 
Nessas condições, a taxa real de desemprego é igual à taxa natural de desemprego, contanto que a(o)

a) taxa nominal de juros permaneça constante. 

b) taxa natural de desemprego possa ser observada. 

c) neutralidade monetária exista a longo prazo. 

d) inflação não diminua. 

e) Banco Central não aumente a oferta monetária.

Resolução:

A proposta de Friedman e Phelps para a Curva de Phillips assume a seguinte forma gráfica e algébrica:

 
A economia encontra-se inicialmente em equilíbrio, representado pela Curva de Phillips de curto prazo (PCCP) mais baixa. Neste ponto, a taxa de desemprego é igual à taxa natural, pelo que a inflação realizada é igual à inflação esperada .
 
Considere, por exemplo, que o governo adote uma política monetária expansionista, com o objetivo de elevar a demanda agregada e o emprego.
 
Partindo do equilíbrio citado, a economia se desloca pela Curva de Phillips de curto prazo a um ponto representado pelo quadrado, evidenciando menor desemprego ao custo de maior inflação.
 
O movimento é possível em face à rigidez dos salários. No momento da implantação da política monetária, os salários já estavam determinados e estabelecidos contratualmente, considerando a expectativa de inflação anteriormente definida.
 
As firmas, por sua vez, aproveitam o momento de redução nos salários reais para contratar mais funcionários, resultando na queda de desemprego. Friedman denominou esta situação de ilusão monetária. Na prática, como os efeitos da inflação são sentidos com certo atraso, os trabalhadores entendem que sua situação é confortável, pelo que aceitam o salário real vigente.
 
Ao passo que os trabalhadores passam a notar o aumento da inflação, inserem esta maior expectativa nas próximas negociações salariais, reduzindo a ilusão monetária a zero.
 
Este ajuste do preço, no médio/longo prazo, face ao aumento da quantidade de moeda permite concluir que a moeda é neutra neste mesmo período.

Gabarito: Letra C

Enviar um comentário

0 Comentários