CESGRANRIO - Escriturário (BB)/2015 13

Apesar de ainda não poder ser caracterizado tecnicamente como um oligopólio, o mercado bancário brasileiro apresenta uma tendência crescente de concentração, e os bancos que operam no varejo não apresentam diferenciação de seus produtos e serviços.

Considerando uma situação em que os correntistas pessoas físicas têm informações plenas a respeito do mercado de serviços bancários, a equipe de vendas deve ter em vista que a disposição de o comprador individual pagar por um bem ou um serviço é definida com base em

a) preços de mercado praticados para o bem ou serviço 

b) informações apresentadas em peças publicitárias do próprio banco 

c) históricos de compras e contratos anteriores 

d) comparações subjetivas em termos de benefícios 

e) avaliações a respeito de suas próprias necessidades e desejos

Resolução do professor Tiago Zanolla:

Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores.

Para respondermos essa questão, devemos observar atentamente dois trechos:

a) os bancos que operam no varejo não apresentam diferenciação de seus produtos e serviços.

b) os correntistas pessoas físicas têm informações plenas a respeito do mercado de serviços bancários.

Infere-se desses trechos que, em teses" os produtos tem características iguais e que os clientes sabem que o são. Assim, o que vai definir se o cliente irá consumir em "A" ou "B" é o preço. [letra A].

As assertivas B e C são descartadas, pois, os clientes já tem informações plenas do mercado. Não é o histórico de consumo ou peças publicitárias que definirão a próxima compra.

As letra D e E são aspectos subjetivos e são descartadas, pois, os bancos não apresentam diferenciação de seus produtos e serviços. Assim, qualquer instituição irá satisfazer o cliente.

Gabarito: Letra A


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