Bancos Múltiplos



O Banco Múltiplo é a pessoa jurídica que oferece diversos serviços financeiros. Ou seja, mantém operações financeiras diversas, que seriam prestadas por distintas instituições, como uma só instituição. As carteiras de um banco múltiplo envolvem carteira comercial, carteira de investimento, carteira de crédito imobiliário, carteira de aceite, carteira de desenvolvimento e carteira de leasing.

Para configurar como banco múltiplo, a instituição financeira deve, no mínimo, possuir ao menos duas carteiras, sendo, obrigatoriamente, uma delas comercial ou de investimento. 

Os bancos múltiplos cumprem um relevante papel na economia nacional, pois permitem reduzir os custos das operações financeiras por eles realizadas, conferindo maior eficiência à intermediação financeira. A ideia é muito simples. Podemos imaginar duas instituições distintas, uma realizando atividades bancárias, e outras atividades de câmbio. A união destas duas instituições em um banco múltiplo permite a diluição de custos operacionais, barateando o custo total da atividade. Desta forma, todos ganham. 

Merece Atenção! esta possibilidade de exercício de diversas atividades por um banco múltiplo. Nem todas as operações de um banco múltiplo criam moeda, tão somente as envolvidas na carteira comercial, pois são as que aceitam depósitos à vista. 

Enviar um comentário

0 Comentários