FCC - Analista (DPE RS)/Economia/2013

A indústria Papelucho, conhecida fabricante de brindes personalizados em papel, decidiu alterar a produção de agendas e pequenos blocos de notas, decorados manualmente. Ao reunir a produção dos dois tipos de brindes em uma mesma planta, a indústria notou que incorre em custos menores do que quando os produzia em unidades separadas. No entanto, percebeu que, no longo prazo, se aumentar a produção dos brindes perderá eficiência, devido ao alto custo da mão de obra voltada para a personalização. Neste caso, a Papelucho apresenta 

a) economias de escopo e deseconomias de escala. 
b) economias de escala e deseconomias de escopo. 
c) economias de escala e economias de escopo. 
d) somente economias de escala, sem implicações quanto às economias de escopo. 
e) somente economias de escopo, sem implicações quanto às economias de escala.

Resolução:

Tem-se economia de escala quando ao aumentar a produção o custo médio de produção se reduz, ou seja, existe rendimento crescente de escala na produção. Ao se aumentar x vezes os fatores de produção, a produção final aumenta mais que X vezes, de forma que os custos são cada vez menores a medida que se aumenta a produção, tornando os lucros cada vez maiores.

Tem-se economia de escopo quando é mais barato produzir dois ou mais bens em uma mesma planta de produção (produção conjunta) do que em plantas separadas. Verifica-se economia de escopo geralmente em bens que utilizam os mesmos insumos na produção e/ou são bens complementares entre si.

No exemplo da questão, a fábrica produz bens diferentes (agendas e blocos) que utilizam o mesmo insumo (papel) e verifica que a produção de bens diferentes com o mesmo insumo tem custo menor quando produzidos conjuntamente. Logo existe economia de escopo.

A fábrica também verifica que ao aumentar a produção, no longo prazo, os custos aumentam. Então ,pela definição que vimos acima, está ocorrendo o oposto das economias de escala - deseconomias de escala.

Gabarito: Letra A

Enviar um comentário

0 Comentários