CESPE - Auditor Federal de Controle Externo/Controle Externo/Auditoria de Tecnologia da Informação/2015


Acerca da gestão e do planejamento estratégico, julgue o item subsequente.

Se comparada à matriz SWOT, a matriz GUT apresenta maior aplicabilidade ao planejamento estratégico por considerar os fatores gravidade, urgência e tendência no apoio à análise e na gestão de problemas e, consequentemente, possibilitar mais riqueza no suporte à produção de cenários de curto, médio e longo prazos.

Resolução:

Vamos com calma...
 
Tanto a matriz SWOT quanto a matriz GUT são ferramentas comumente utilizadas no planejamento estratégico organizacional. Ocorre que é a matriz SWOT que, considerando a organização como um todo e o seu ambiente interno e externo, possibilita mais riqueza no suporte à produção de cenários de curto, médio e longo prazos.
 
Assim, a matriz SWOT é uma ferramenta de diagnóstico de cenários; já a matriz GUT é uma ferramenta de priorização de problemas.
 
Vejamos, agora, cada uma dessas ferramentas.

A matriz SWOT - traduzida para o português sob a o acrônimo FOFA - estuda uma organização segundo quatro variáveis: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Enquanto as variáveis Strengths (Forças) e Weaknesses (Fraquezas) relacionam-se ao ambiente interno (o ambiente controlável ou gerenciável pela organização), as variáveis Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) refletem o ambiente externo (ambiente não controlável ou não gerenciável pela organização).

A sigla GUT refere-se, respectivamente, aos fatores "GRAVIDADE", "URGÊNCIA" e "TENDÊNCIA". Em suma:
 
- Gravidade: diz respeito ao custo (não necessariamente monetário) da não resolução do problema;
 
- Urgência: relaciona-se com o prazo necessário para se evitar o dano; e
 
- Tendência: subordina-se ao efeito do que irá acontecer se nada for feito.
 
Assim:


As notas ou pesos para cada problema relacionado na matriz devem ser atribuídas seguindo a seguinte escala crescente: nota 5 para os maiores valores e nota 1 para os menores valores. Ou seja, um problema grave, urgente e com tendência a piorar com o decorrer do tempo receberia uma pontuação máxima da seguinte forma:
 
Gravidade = 5
Urgência = 5
Tendência = 5
 
Ao final dessa atribuição de notas é preciso chegar-se a um valor resultado de toda a análise e que definirá qual o grau de prioridade para cada um dos problemas listado. O cálculo é feito da seguinte forma: (G) x (U) x (T). Ou seja, o valor máximo para um problema será de 125
 
GABARITO: ERRADO.





Enviar um comentário

0 Comentários