CESPE - Auditor Federal de Controle Externo/Controle Externo/Auditoria Governamental/2015


Considerando aspectos diversos relacionados à administração pública, julgue o item.
 
A adoção da gestão por competências na administração pública resulta, entre outros aspectos, no aprimoramento dos processos seletivos para os diversos órgãos.

Resolução:

O Decreto nº 5.707/2006 assim define gestão por competência: “gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição”.
 
A gestão por competências tem sido utilizada como instrumento para aperfeiçoar os investimentos públicos na capacitação de servidores. O servidor público é o trabalhador do Estado brasileiro, seja no Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário, ou na esfera federal, estadual ou municipal. As ações do trabalhador do Estado comportam um conjunto de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) aplicadas na execução de tarefas.
 
O desenvolvimento desse modelo de gestão proporciona planejamentos de recursos humanos tanto nas atividades de capacitação quanto nas atividades de seleção.
 
GABARITO: CERTO

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